quarta-feira, 15 de maio de 2013

Como acalmar o bebê com cólica?



A cólica é o terror das mamães. O bebê chora inconsolável e as vezes a mamãe também, por ver seu tesouro sofrendo e não poder fazer nada. 
Algumas dicas podem amenizar o problema:



  • Nine no braço: coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu antebraço, de forma que a cabecinha fique sobre sua mão e as pernas uma de cada lado próximas ao seu cotovelo. Segure com a outra mão para dar firmeza e balance bem levemente. Essa posição normalmente ajuda a acalmar.
  • Barriga da mãe: Coloque o bebê de barriga para baixo sobre o seu corpo, de forma que a barriga dele fique encostada em sua barriga e a cabecinha entre os seus seios ouvindo o seu coração. Funciona melhor se estiverem sem roupa (pelo menos a parte de cima da roupa) e a barriguinha sentindo o calor da sua barriga. Ouvir o som do seu coração também ajuda, pois é o som que ele ouviu por tanto tempo quando estava lá dentro, então é familiar, acalma.
  • Bolsa de água quente: Também ajuda nas cólicas, pois aquece a barriguinha. Só tome muito cuidado pois a pele do bebê é muito sensível. Enrole a bolsa numa toalha antes de encostar no bebê. Hoje existem bolsas com gel que dá para esquentar direto no microondas, facilita a vida.
  • Terapia do balde: Coloque o bebê dentro de um balde com água morninha. A água deve chegar próximo aos mamilos. Segure firme a cabeça, que ainda é mole e corre o risco de cair na água. O balde faz a criança lembrar o tempo em que estava na sua barriga. Além de sentir sobre a pele a água morninha, o fato de não conseguir esticar as perninhas lembra quando ele estava lá dentro. Acalma e alivia as dores.É usado inclusive em hospitais para acalmar cólicas de bebês.
  • Dê mamá no peito: o peito sempre acalma o bebê. Na hora do nervoso e do choro, dar um mamá normalmente ajuda.
  • Dê um banho: um banho normalmente ajuda quando o bebê não para de chorar. Ele alivia o estresse causado pelo incômodo da dor, e ao acalmar o bebê, a dor acaba diminuindo também.
  • Dê gotinhas de simeticona (mas fale antes com o pediatra): se a cólica for devido a gases, uma gotinha por quilo resolve. Mas, nunca medique um bebê sem falar antes com um pediatra!
Siga as dicas e, se não funcionarem e o bebê passar muito tempo chorando, é bom marcar uma consulta para ver se é esse mesmo o problema ou se o bebê tem algo mais sério.
Você tem mais alguma dica  para acalmar a cólica? Partilhe conosco -

Para entender melhor a bendita da cólica, leia: O que é a cólica do bebê?
E se não for cólica? Leia mais dicas: O que fazer para o bebê parar de chorar?
Se o problema atrapalhar o sono do seu bebê, leia mais sobre isso aqui: meu bebê não dorme!

8 comentários:

  1. Minha finha está com muita colica mas estou com medo que possa ser dor de barriga

    ResponderExcluir
  2. Querida Be, é assim mesmo, muitas vezes é uma dor que pode ser acalmada com simeticona ou com exercícios (bicicletinha). Se você sente que é algo mais sério, não deixe de conversar com o pediatra, talvez pedir algum exame. um beijo e melhoras para sua pequena.

    ResponderExcluir
  3. Eu já fiz todas, todas e todas as dicas citadas acima, a que acalmar é dar de mamá, mas é só tirar que continua gritando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida... então sugiro levar ao médico. Pode ser algo mais sério.

      Excluir
  4. Meu bebe tem 6 dias e já chora demais de cólica, tenho medo de dar chazinho, e o pediatra só receito paracetamol mas n adianta nada. Algo para me indicar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adri, acima, no post, tem várias dicas. Você tomar o chá pode ajudar. Não dê para o bebê nada além do leite materno.
      beijos!

      Excluir
  5. Adorei a dica, que ao invés de dar chá para meu bebê, tomo eu e irá fazer efeito também...Vou fazer o teste pois esses últimos dois dias meu anjinho passou bem chorão, incomodado! Deus queira q ajude mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, testa mesmo, e depois conta pra gente! Super beijo!

      Excluir

Que bom que você veio! Amo quando você comenta!
As perguntas são respondidas aqui mesmo!